Habilidades profissionais para 2021: o que você precisa saber

Com a chegada de um novo ano, muitos profissionais habitualmente se questionam: quais serão os novos desafios? A pandemia acelerou muitas mudanças que especialistas previam para o futuro, tanto para empresas como para os colaboradores. Ambos tiveram que se adaptar a novos modelos e rotinas de trabalho que tendem a se manter com o pós-pandemia.

A inclusão da tecnologia no dia a dia aumentou drasticamente devido a quarentena, permitindo que processos e trabalhos pudessem ser automatizados, assim como possibilitou que as pessoas pudessem exercer suas funções direto das suas casas, introduzindo a necessidade de desenvolver habilidades que serão importantes para todos os profissionais nos próximos anos.

Nesse novo cenário, habilidades como o autogerenciamento, criatividade, capacidade de resolver problemas, flexibilidade e inteligência emocional se tornaram muito importantes, pois qualificam os colaboradores para futuros desafios.

Aprofundaremos essas skills para você entender se precisa desenvolver alguma delas:

  1. Autogerenciamento – É a capacidade de organizar uma rotina para entregar tarefas, cumprir metas e objetivos, sem ter uma supervisão tão forte como em um trabalho presencial. Se organizar sem a necessidade de ameaças e punições.
  2. Criatividade – Conseguir desenvolver novos processos, resolver problemas de forma diferente são benefícios muito bem avaliados em profissionais criativos, portanto é importante expandir a sua base de conhecimento para que conexões diferentes e novas possibilidades possam surgir.
  3. Resolução de problemas – Não focar no problema, mas em como resolvê-los é uma habilidade importante, portanto, se aprofundar mais sobre o negócio da empresa e estudar bastante é um caminho interessante para desenvolver soluções que podem nem existir ainda.
  4. Flexibilidade – Vivemos um momento de constante mudanças, por conta disso ser flexível e conseguir se adaptar a novidades ganha importância, inclusive no cenário de tecnologia que está sempre em atualização.
  5. Inteligência emocional – Entender os sentimentos e saber lidar com eles, se torna um grande diferencial, fazendo os profissionais mais resilientes e tolerantes ao estresse.

Disto isso, é fundamental fazer uma autoanálise para entender quais capacidades ainda precisam ser trabalhadas para poder encarar o novo mercado de trabalho com mais fluidez.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *