Gamificação nas organizações: fique por dentro dessa tendência

Em busca de melhorar a produtividade e engajamento das equipes de trabalho, as organizações estão sempre na busca de novas estratégias e metodologias que tragam bons resultados tanto para si, como para os funcionários. É nesta realidade que surge a gamificação, que consiste em misturar elementos dos jogos em outros contextos, como a rotina de trabalho, através de metas, desafios, competição e recompensas.

Diversos são os benefícios observados para a aplicação dessa metodologia, dentre elas podemos citar: engajamento, melhoria de produtividade, competição e cooperação entre os colaboradores. Segundo Daniéli Closs, do blog Endomarketing.tv, a técnica pode gerar mudanças positivas no comportamento dos funcionários, como persistências para alcançar as metas estabelecidas; otimismo de que será possível chegar aos resultados e receber a recompensa. E sentimento de equipe, pois para superar alguns desafios é necessário contar com todo o time.

Muitas estratégias de gamificação estão baseadas em estabelecer metas, que são como as fases de um jogo, onde para cada uma que é alcançada, há um benefício para o colaborador. Um exemplo bem simples, é montar um grid de corrida na parede da sala e dedicar um “veículo” para cada vendedor e à medida que eles realizam as vendas, o carrinho anda um pouco até que chegue na linha chegada, representada pela meta final. E assim como qualquer corrida é necessário ter um “troféu” ao alcançar os resultados esperados.

Há ainda, organizações que vão além, utilizando a gamificação não só para a equipe, mas também com os clientes, buscando melhorar o engajamento coma marca, assim como as vendas. Em exemplo disso é o Burger King, que no período da pandemia, buscando fazer com que as pessoas mantivessem a quarentena, criou uma ação muito interessante no Brasil. Os usuários do aplicativo deveriam ficar em casa, mantendo a localização do seu smartphone ativa, e assim, quanto mais tempo obedecendo ao isolamento social, mais recompensas os usuários poderiam desbloquear gratuitamente em produtos, como batata frita, hambúrgueres e sorvete.

Olhando para o mercado, fica claro que a gamificação pode trazer ótimos resultados desde que seja implementada da forma correta, com metas alcançáveis e prêmios que motivem o time a buscá-los. As maiores empresas do mundo como Google, Nike, Starbucks e Microsoft fazem uso de estratégias baseadas em jogos, dessa forma conseguem alcançar objetivos para a companhia e com clientes. Vale a pena estudar sobre, se engajar na criatividade para entender como aplicá-la dentro da realidade da sua empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *