5G e suas possibilidades

O próximo passo da evolução da internet está chegando com tudo através do 5G, a quinta geração da rede de internet móvel. Prometendo ser cerca de 50 a 100 vezes mais rápida que sua antecessora 4G, muitas possibilidades de negócio se tornarão possíveis e é importante se manter atualizado para sobreviver nessa nova realidade.  

A tendência que ganhará ainda mais força com essa nova tecnologia é o avanço da “Internet das coisas” que possibilitará maior conectividade entre os objetos, sendo possível, por exemplo, que a sua geladeira consiga programar a compra de itens que estão acabando. Os exemplos são inúmeros, como o desenvolvimento de sistema de segurança no trânsito e cirurgias remotas, feitas por robôs controlados por médicos que estão do outro lado do mundo.

Torna-se ainda mais real os carros autônomos que poderão evoluir com o 5G, visto que o tempo de latência será de 5ms (milissegundos) em comparação ao 4G que é de 30ms, fazendo que o tempo de resposta para evitar acidentes seja ainda menor, tema que os torna uma solução ainda tão polêmica. 

No Brasil, os estudos sobre a implementação da rede já estão bem avançados, mas devido a pandemia o leilão para a compra das novas frequências de telecomunicações foi adiada para 2021. O país inclusive fechou acordo com os Estado Unidos, que prevê investimentos de cerca de US$1 bilhão, para o desenvolvimento de negócios nas áreas de energia (nuclear, gás e óleo), infraestrutura, logística, mineração e telecomunicações, incluindo a estrutura da rede de internet móvel 5G, alvo de constantes disputas entre EUA e China.

Gostou das possibilidades que a rede 5G vai poder proporcionar? Que tal já pensar em como a sua organização poderá se beneficiar dessa evolução? Em pouquíssimo tempo as empresas que melhor se adaptarem à novidade terão uma enorme vantagem competitiva, afinal, terão muito mais oportunidades de negócios.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *